Bem-vindo à empresa pavão. Somos uma empresa dedicada a fazer belas apresentações e criar projetos com nomes lindos em inglês.
Esquecemos qual é o nosso principal propósito, aquele que nos trouxe até aqui mas, isso pouco importa hoje. O que vale a pena é ter visibilidade para o mercado, entre as áreas e para os acionistas.
Nos dedicamos intensamente em definir processos que não funcionam na base. Base ... aquele pessoal que ainda tenta cumprir com o propósito inicial. Qual era mesmo? Produzir com qualidade, entregar no prazo, proteger o meio ambiente, cuidar das pessoas, obter lucro e, no final de tudo, satisfazer as partes interessadas. Nossa! Isso me lembra algo que escrevemos e tínhamos como nosso norte ... acho que eram as diretrizes da empresa (Visão, Missão, Valores, Crenças e Políticas).
Isso foi legal, mas não tem os nomes das ferramentas e técnicas modernas que usamos. São mais do mesmo, mas são tão bonitas.
Acredito que podemos revitalizar isso e enfeitar o pavão!
O texto acima ilustra o que muitas empresas ao redor do mundo vivem em seu dia a dia.
Isso mesmo! Não escrevi sobre a sua empresa. Infelizmente, é uma realidade de muitas organizações.
As empresas se distanciaram de sua finalidade e, simplesmente, deixaram de ouvir as pessoas que querem manter o objetivo inicial.
Conceitos e métodos consagrados como: Sistema Toyota de Produção, Taguchi, Deming, BSC etc. foram simplesmente trocados por outros mais modernos mas, que na verdade, são apenas novas roupagens. Mais do mesmo!
É claro que tudo é passível de melhoria e pode ser modernizado ou criado, mas a essência não pode ser perdida.
E é isso que vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos. Foram “enfeitando o pavão” e esqueceram a base, o princípio.
A base é o esqueleto, a estrutura da empresa. Sobrecarregam as áreas produtivas com os enfeites e fazem com que elas deixem de ser eficientes e fiquem longe das diretrizes.
Estas empresas aparecem em revistas como ótimas para trabalhar mas, na verdade, não são o que escreveram.
As equipes de marketing devem lembrar que a melhor propaganda é o boca a boca. Os funcionários, fornecedores, clientes e familiares é que fazem a divulgação.
É muito bom estar em revistas com boas notícias mas, que estas reflitam a realidade.
Vamos voltar para a base e fazer o simples funcionar!
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