Comitê Técnico (CT) 176 e informações sobre a ISO 9001

O Comitê Técnico (CT) 176 desenvolve padrões e ferramentas no campo da gestão da qualidade, desde 1979, por meio de seus três subcomitês (SC):


Estes são responsáveis pela criação e revisão destes documentos. Foi o Subcomitê de Sistemas de qualidade que conduziu a última revisão da ISO 9001:2015.


O Subcomitê de Sistemas de qualidade traz, através de seu site, uma série de informações sobre a ISO 9001. Seguem algumas:


Orientações



Auditorias


O Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001, grupo informal de especialistas em sistemas de gestão da qualidade, auditores e profissionais da ISO / TC 176 e do IAF (Fórum Internacional de Acreditação), disponibiliza vários documentos de orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão da qualidade.


Estes documentos são utilizados pelos Organismos de Ce


rtificação (por exemplo: SGS, Bureau Veritas, Vanzolini, DNV, BSI etc.) para harmonizar a condução e entendimento dos auditores. Entretanto, podem e devem ser usados pelas empresas que possuem um SGQ conforme ISO 9001.


Destaque para a última publicação, realizada em 16 de abril de 2020, sobre Auditorias Remotas.


A auditoria remota é um dos métodos de auditoria descritos na ISO 19011: 2018 (anexo A1) e no documento obrigatório (MD) do IAF 4 (Uso de tecnologias da informação e comunicação - TIC para fins de auditoria / avaliação).


O atual cenário da pandemia do COVID-19 tem fomentado o uso das auditorias remotas para as certificações e manutenções dos Sistemas de Gestão.


Interpretações e Dúvidas Frequentes (FAQs)


A ISO também disponibiliza as listas de interpretações formalmente aprovadas e de perguntas frequentes (FAQs) para a ISO 9001:2015.


Estes documentos também são utilizados pelos Organismos de Certificação e devem ser usados pelas empresas que possuem um SGQ conforme ISO 9001.



17 visualizações