Controle de informação documentada de origem externa



Este tema está presente em todas as principais normas de Sistemas de Gestão (Ex.: ISO 9001, ISO 14001, ISO 27001 ISO 45001 etc.).


7.5.3 Controle de informação documentada

"A informação documentada de origem externa determinada pela organização como necessária para o planejamento e operação do sistema de gestão deve ser identificada, como apropriado, e controlada".


Uma informação documentada de origem externa é toda informação documentada cuja emissão, revisão ou alteração é realizada por uma organização externa, mas que o seu conteúdo impacta no Sistema de Gestão e por este motivo, deve ser controlado (identificação, atualização e distribuição).


São exemplos de informação documentada de origem externa: Normas Técnicas (Ex.: ISO, NBR, DIN, ASME etc.), Informações Técnicas (Ex.: Manuais de Fornecedores), Desenhos Técnicos (Ex.: Desenhos de clientes), Requisitos Legais (Ex.: Leis, Portarias, Resoluções etc.) entre outros.


Na grande maioria das empresas, são utilizadas duas metodologias:


1 - Planilha: Lista com os documentos externos, com atualização periódica de consulta aos sites dos empresas envolvidas (Ex.: ISO, ASME etc.); e/ou


2 - Sistema: Sistema informatizado para realizar este controles e atualização (Ex.: Target, ABNT Catálogo, empresas de controle de Requisitos Legais, portais de clientes etc.).


E qual é o problema?


Existe um vazio em relação às informações às informações documentadas de fornecedores.


Tenho notado que, em muitas empresas, o controle de informação documentada de origem externa não abrange documentos de fornecedores.


Um bom exemplo são as FISPQ's. São informações documentadas que impactam o Sistema de Gestão (principalmente ISO 14001 e ISO 45001), mas que não estão sob qualquer tipo de controle.


Para apoiar nossos clientes, temos disponibilizado a Gestão de Produtos Perigosos (Documentos legais / FISPQ).


Está com dúvida ou precisa de ajuda?


Nós da E2S Consultoria podemos te ajudar!


Entre em contato!

contato@e2sconsultoria.com.br

24 visualizações