Nova ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão


A nova ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão foi publicada em jul/2018 pela ISO e ainda não possui versão NBR disponível na ABNT.


Esta Norma fornece orientação sobre auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a realização de auditorias de sistema de gestão, como também orientação sobre a avaliação da competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria, incluindo a(s) pessoa(s) que gerencia(m) o programa de auditoria, os auditores e a equipe de auditoria.


É aplicável a todas as organizações que precisam planejar e realizar auditorias internas (primeira parte) ou externas (segunda e terceira partes) de sistemas de gestão ou gerenciar um programa de auditoria. A aplicação deste documento a outros tipos de auditorias é possível, desde que seja dada consideração especial à competência específica necessária.


A ISO 19011 é mencionada nas normas de gestão (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 50001, ISO 37001 etc.) como referência para orientação.


Principais Mudanças da ISO 19011:2018


  • Inclusão da abordagem baseada em risco aos princípios de auditoria;

  • Expansão das diretrizes para gestão de um programa de auditoria, incluindo os seus riscos;

  • Ampliação das orientações para condução de uma auditoria, particularmente a seção de planejamento da auditoria;

  • Expansão dos requisitos gerais de competências para auditores;

  • Ajustes de terminologia para refletir o processo e não o objeto;

  • Remoção do anexo contendo requisitos de competência para auditar disciplinas específicas do sistema de gestão. Devido ao grande número de padrões de sistemas de gestão individuais, não seria prático incluir requisitos de competência para todas as disciplinas;

  • Expansão do Anexo A para prover diretrizes para auditar (novos) conceitos como contexto da organização, liderança e comprometimento, foco em resultados de desempenho, auditorias virtuais, compliance, ciclos de vida de produtos/serviços e cadeia de suprimentos.

0 visualização